Transparencia Electoral e a Florida International University convidam você para nosso programa de formação internacional.

  • Enfoque prático e internacional: O programa combina experiências globais e ferramentas aplicadas para aprimorar a gestão eleitoral na América Latina.
  • Certificação internacional: Os participantes receberão um certificado concedido pela Florida International University (FIU) e Transparencia Electoral, comprobando sua formação em gestão eleitoral estratégica.
Awesome Image
Data e duração 7 e 8 de agosto de 2025
16 horas/aula
Local FLORIDA INTERNATINAL UNIVERSITY – MIAMI/USA

Gestão Eleitoral Estratégica na América Latina

O objetivo é aprimorar as competências técnicas, estratégicas e operacionais de autoridades e servidores eleitorais na América Latina, por meio da abordagem de temas contemporâneos como desinformação, segurança cibernética, transparência e uso de tecnologias nos processos eleitorais.

O programa adota uma abordagem prática, baseada em experiências internacionais, e oferece ferramentas atualizadas para lidar com os desafios atuais. Por meio de capacitação internacional e de uma rica troca de experiências entre participantes de diversos países, o programa busca contribui para o fortalecimento do regime democrático através de experiências exclusivas.
Certificação Certificado de participação emitido pela Florida International University (Kimberly Green Latin American and Caribbean Center) e Transparencia Electoral.
Awesome Image
Awesome Image

Programa de Treinamento em Gestão Eleitoral Estratégica

Público-alvo:
Principais tópicos a serem abordados:
Gestão Eleitoral Estratégica na América Latina

Taxas de certificação

LOTE 1
Março - Abril
$750
  • U$S 750Público em geral
  • U$S 650 Parceiros da CAOESTE
  • US$ 500Membros pessoais e institucionais da Transparência Eleitoral
*Escala de preços para quem se registrar entre 1º de março e 30 de abril
LOTE 2
Maio - Junho
$850
  • U$S 850Público em geral
  • U$S 750Parceiros da CAOESTE
  • U$S 600Membros pessoais e institucionais da Transparência Eleitoral
*Escala de preços para quem se registrar entre 1º de maio e 30 de junho
LOTE 3
Julho - Agosto
$950
  • U$S 950Público em geral
  • U$S 850Parceiros da CAOESTE
  • U$S 700Membros pessoais e institucionais da Transparência Eleitoral
*Escala de preços para pessoas que se registrarem entre 1º de julho e 6 de agosto

Os participantes do programa de treinamento “Gestão Eleitoral Estratégica na América Latina” que tiverem participado de pelo menos 75% do curso receberão um certificado emitido pelo Kimberly Green Latin American and Caribbean Center e pelo Jack Gordon Institute for Public Policy (LACC) da Florida International University (FIU) e pela Transparência Eleitoral.

Painel do corpo docente

Álvaro Prada

– Experiência: Ex-membro do Congresso da Colômbia. Ele tem experiência e conhecimento em gestão pública e questões de políticas públicas.

– Cargo: Presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia.

 

Román Jáquez

– Experiência: Jurista e acadêmico com quase vinte (20) anos ininterruptos de trabalho árduo e liderança nas áreas de administração eleitoral e justiça eleitoral: nas eleições de 2008 e 2010, como Junta Eleitoral Distrital Nacional; nas eleições de 2012 e 2016, como Juiz Substituto do Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); nas eleições de 2020, como Presidente do TSE; e nas eleições de 2024, como Presidente da Junta Central Eleitoral.

– Cargo: Presidente da Junta Central Eleitoral (JCE) da República Dominicana.

Gerardo de Icaza

– Experiência: Liderou mais de 100 missões de observação eleitoral em 27 países.

– Cargo: Diretor do Departamento de Cooperação e Observação Eleitoral (DECO) da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Alina García

– Cargo: Supervisor de Eleições.Condado de Miami Dade.

Joe Scott

– Especialização: Administração de um dos vinte maiores cartórios eleitorais dos Estados Unidos.

– Cargo: Supervisor de Eleições do Condado de Broward, Flórida (o segundo maior cartório eleitoral da Flórida).

Eduardo A. Gamarra

– Especialização: Política latino-americana, democracia, sistemas eleitorais, desinformação e comunicação estratégica.

– Cargo: Diretor do Fórum Latino de Opinião Pública da FIU, professor da Green School of International and Public Affairs.

Anthony Pereira

– Especialização: Política comparada, sistemas eleitorais, governança e democratização na América Latina.

– Cargo: Diretor do Centro Kimberly Green para a América Latina e o Caribe na FIU.

Gabriela Hoberman

– Especialização: Risco político, políticas públicas na América Latina, gestão de crises e governança.

– Cargo: Diretora de Programas Acadêmicos do Centro Latino-Americano e Caribenho Kimberly Green da FIU.

Brian Fonseca

– Especialização: Segurança cibernética, comunicação estratégica, governança de dados e políticas públicas da América Latina.

– Cargo: Diretor do Instituto Jack D. Gordon de Políticas Públicas da FIU.

Eugenio Martínez

– Especialização: Social media, operações de desinformação em processos eleitorais, integridade eleitoral.

– Cargo: Consultor de desenvolvimento organizacional especializado em processos eleitorais e marketing digital.

Tatiana Wasilewski

– Especialização: Proteção de dados pessoais, direito digital, inteligência artificial e segurança cibernética, com foco no contexto eleitoral e governamental.
– Cargo: Assessor jurídico da unidade responsável pela proteção de dados pessoais (DPO) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil e membro do Comitê Gestor de Proteção de Dados Pessoais (TSE)

Andrés Rómbola

– Experiência: Liderança em tecnologia eleitoral, modernização institucional e transparência em
processos na América Latina.

– Cargo: Presidente da Smartmatic para a América Latina.

 

Samira Saba

– Experiência: Especialista em comunicações eleitorais, confiança pública e combate eficaz
contra a desinformação estratégica.

– Cargo: Diretor de Comunicações Integradas, Smartmatic.

Mario Novoa

– Experiência: Engenheiro civil industrial, especialista no desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras baseadas em tecnologia. Vencedor global do Tech4Democracy. 

– Cargo: Sócio fundador e CEO da EVotin

Ernesto Parisca

– Experiência: Especialista em marketing eleitoral, posicionamento tecnológico e comunicação clara
com os principais atores.

– Cargo: Diretor de Marketing Eleitoral, Smartmatic.

Evelyn Perez Verdía

 

– Especialização: Consultora bilíngue em mensagens e narrativas culturais que combatem a desinformação. Especialista em terminologia eleitoral e estratégia cidadã.

– Cargo: Presidente da We Are Más, agência de impacto social.

Patrocinam

Local Campus de Florida International University. Miami, Florida, Estados Unidos
Data e duração 7 e 8 de agosto de 2025
16 horas/aula