CAOESTE e Transparência Eleitoral apresentam relatório de Acompanhamento das próximas Eleições Gerais no Brasil a serem realizadas em outubro deste ano, onde serão eleitos o Presidente e o Vice-Presidente da República e os candidatos ao Congresso Nacional.

Este documento visa mostrar um panorama dos passos que definem esta eleição, bem como os candidatos importantes a serem observados.

Quanto às últimas eleições presidenciais de 7 de outubro de 2018, o relatório especifica que estas “registaram os níveis mais elevados de abstenção desde 1998, quando foram contabilizados os votos nulos, os votos em branco e as abstenções. Os eleitores que não compareceram para votar se concentraram no Sudeste, seguido do Nordeste. Isso é algo que pode ser repetido este ano.”

O monitoramento inclui uma breve explicação sobre o funcionamento do sistema político-eleitoral brasileiro e uma revisão das datas mais importantes a serem consideradas no calendário eleitoral e na regulamentação eleitoral vigente.

Além disso, para melhor compreensão do cenário em que se dá a disputa eleitoral, apresenta material sobre a intenção de votar nas próximas eleições e lista de pré-candidatos à presidência. “As pesquisas até agora dão a impressão de que a disputa continua entre Lula e Bolsonaro. Ambos são recebidos pelo eleitor com forte rejeição mas, apesar disso, estão muito à frente de outros possíveis candidatos nas pesquisas. Uma terceira via ainda não foi consolidada”, diz.

Caoeste e Transparência Eleitoral lançarão novo monitoramento eleitoral como forma de demonstrar seu compromisso com o avanço das boas práticas democráticas e apoio ao processo eleitoral brasileiro.

Monitoramento Eleitoral Brasil 2022